Páginas

08/04/11

O PODER DOS BLOGS NAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS BRASILEIRAS DE 2006


BOLAÑO, César Ricardo Siqueira; BRITTOS, Valério Cruz. Blogosfera, espaço público e campo jornalístico: o caso das eleições presidenciais brasileiras de 2006. In: INTERCON – Revista Brasileira de Ciência da Comunicação (São Paulo-SP) v. 33, n. I, 2010, p. 237-256.

O Dr. BOLAÑO, professor na Universidade Federal de Sergipe – UFS e no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de Brasília – UNB, é formado pela Universidade de São Paulo – USP e obteve seu título em Economia pela Universidade de Campinas – Unicamp. Enquanto que, o Dr. BRITTOS, professor titular no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, obteve seu título em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Faculdade de Comunicação – FACOM da Universidade Federal da Bahia - UFBA.
O artigo “Blogosfera, espaço público e campo jornalístico: o caso das eleições presidenciais brasileiras de 2006” descreve como os blogs jornalísticos veicularam notícias com perspectivas contrárias as divulgadas pela grande imprensa, em especial a televisiva, durante as eleições presidenciais brasileiras de 2006. Ao analisar vinte e três blogs que reportavam sobre o tema, constatou-se que a blogosfera desencadeou a postura avessa a manipulação da cobertura eleitoral promovida pela mídia.
A introdução aborda como a teoria da Economia Política da Comunicação (EPC) serviu de alicerce para a pesquisa, visto que, explica as chamadas lógicas sociais e o processo de substituição do trabalho intelectual cultural dos profissionais de jornalismo. Em seguida, comenta como alguns blogs foram antagônicos a grande mídia, o que acabou por influenciá-las, bem como, o debate político nacional. Finalizando com a apresentação dos dois instrumentos utilizados para atingir o objetivo da pesquisa, ou seja, a “[...] captura e análise de dados revisão bibliográfica e a análise de blogs que [...] foram considerados representativos da abordaram da temática eleitoral, durante o mês do pleito em foco.” (BOLAÑO; BRITTOS, 2010, p. 240)
O primeiro capítulo, Internet, esfera pública e o fenômeno dos blogs, descreve como a estrutura da esfera pública, após a reestruturação do capitalismo, tornou-se, segundo BOLAÑO e BRITTOS, “[...] privatizada, fragmentada, assimétrica e excludente, mas também interativa e dialógica, quando comparada com a anterior, e, nesse sentido, potencialmente democrática.” (2010, p. 241). Posteriormente, há uma análise tanto da evolução da Televisão de massa até o surgimento da informática, quanto da Internet, produto criado e alimentado pelo capitalismo, que é reformulador dos métodos de trabalho e do consumo.
Este capítulo, também aborda como a TV massiva usa recursos para manipular a sociedade, assim como, a Internet tem servido de ambiente para contrapor essa ação. Na seqüência, descreve como o blog, por ser uma ferramenta fácil e acessível, tem servido como eficiente veículo de informação, exemplificando através do Blog da Ocupação. Essas características dos blogs, aliadas ao poder intelectual dos jornalistas, têm influenciado a grande mídia e o debate público, logo, esse meio de comunicação ganhou relevância na economia política da Internet, pois é desassociado dos interesses dos empresários deste ramo.
O capítulo, Escândalos e eleições, descreve o cenário político das eleições presidenciais brasileiras de 2006, ressaltando que os candidatos com mais evidência eram Geraldo Alckmin e Luiz Inácio Lula da Silva, sendo que, as pesquisas apontavam a reeleição de Lula no primeiro turno. Em seguida, faz um retrospecto, entre a relação da mídia com o governo, durante as CPI´s (“do fim do mundo”, “dos Correios” e “do Mensalão”) ocorridas entre 2004 e 2005 no Brasil, assim como, as repercussões geradas por esses escândalos de corrupção, que culminaram na reforma ministerial.
Este capítulo, também discorre sobre a “CPI das sanguessugas”, operação que movimentou R$ 110 milhões com a fraude na venda de ambulâncias, envolvendo diversos partidos políticos. O enfoque promovido pela grande imprensa, a respeito desta CPI, refletiu em acusações e suspeitas sobre o PT e o presidente Lula.
O dossiê da mídia, terceiro capítulo, trata tanto do dossiê, sobre José Serra, entregue a Gedimar Pereira Passos e Valdebran Padilha da Silva, que se tornou trunfo contra o então Presidente e candidato a reeleição, quanto das demissões geradas por essa denúncia. Posteriormente, o artigo descreve as ações tomadas pela grande mídia, apresentadas da seguinte maneira:

“[...] No dia 29 de setembro, véspera do primeiro turno, o Jornal Nacional, da Rede Globo, principal fonte de informação da população brasileira, apresentou, com grande destaque, fotos tomadas irregularmente pelo delegado Edmilson Bruno, da Polícia Federal, do dinheiro apreendido com Gedimar e Valdebran. O repórter César Tralli, da Globo, recebera, segundo informou á Carta Capital, em primeira mão, o CD distribuídos à imprensa pelo delegado, o que desencadeou, naturalmente, intensos movimentos na redação do telejornal. Depois de entregar o material a Tralli, o delegado reuniu-se com outros quatro jornalistas [...] para repassar outro CD, a fim de quer fosse copiado. Luiz Carlos Azenha foi o primeiro a divulgar, em seu blog, trechos da conversa do delegado com os jornalistas. Em seguida, Paulo Henrique Amorim veiculou o áudio e uma transcrição sumária da fita; logo Azenha liberou o texto completo.” (BOLAÑO; BRITTOS, 2010, p. 248).

O Jornal Nacional, ao apresentar as fotos, omitiu o acidente com o avião da Gol e a existência da fita de áudio veiculada por Amorim. Essas ações, assomadas com as promovidas pela Veja, levaram a revista Carta Capital a denunciar o “dossiê da mídia”, matéria que passou a ser divulgada pelos jornais televisivos da TV Record e TV Bandeirantes. No entanto, foram os blogs jornalísticos que geraram discussões, pelos profissionais da área, sobre as atitudes da grande imprensa.
As Considerações conclusivas apresentam como os blogs servem de mediadores da informação veiculada na mídia de massa, pois não submissos aos interesses dos detentores dos meios de comunicação, podendo assim, mostrar todas as perspectivas de uma notícia. A blogosfera é um campo livre de atuação, que além de anunciar, vigiar e delatar a grande imprensa, servirá de mecanismo, assim como define BOLAÑO e BRITTOS, “[...] de recuperação do velho ideal burguês da liberdade de imprensa [...]” (2010, p. 252).
O presente artigo é desprovido de linguagem rebuscada e jargões técnicos, o que permite a leitura e o fácil entendimento dos leitores sem conhecimento prévio extensivo do assunto.  O texto é de grande relevância para a área da comunicação social, pois apresenta como a filosofia do capitalismo vem corroendo a função de imparcialidade do jornalismo, ou seja, os profissionais que trabalham nas grandes empresas de comunicação, se vêem obrigados a direcionar suas matérias, para que as mesmas atendam aos interesses de seus patrões, sem, contudo, levar em consideração o dever social desta nobre profissão. Em contrapartida, apresenta o poder do blog, ferramenta acessível e gratuita, aos que desejam aderir à luta contra a deturpação da notícia.

1 comentário:

Anónimo disse...

Sands Casino and Hotel Las Vegas: Welcome Bonus & Free
Sands Casino & 샌즈카지노 Hotel Las Vegas is open and excited to welcome you back to a world of 카지노 excitement. 바카라 We've teamed up with Caesars Entertainment to bring you a